Ataduras, Tipóias e Imobilizações

As ataduras têm inúmeras utilidades. Servem para manter os curativos no lugar, controlar sangramentos, apoiar e imobilizar lesões e reduzir o inchaço. Há três tipos principais:

  • Ataduras triangulares, geralmente feitas de tecidos; são usadas como tipóias e também para prender curativos e imobilizar membros lesados.
  • Faixas, que prendem os curativos e dão apoio aos membros.
  • Ataduras tubulares, para prender curativos nos dedos ou envolver e comprimir articulações.
Em emergências, as ataduras podem ser improvisadas com pedaços de pano ou peças de roupa.



REGRAS GERAIS PARA O USO DE ATADURAS

Antes de aplicar uma atadura:
  • Explique à vítima o que vai fazer e tranquilize-a.
  • Deixe a vítima em posição confortável, sentada ou deitada.
  • Mantenha a parte lesada apoiada. A própria vítima pode fazer isso.
  • Sempre trabalhe de frente para a vítima e, se possível, do lado afetado.
Ao aplicar ataduras:
  • Se a vítima estiver deitada, passe a atadura por baixo das depressões naturais do corpo como tornozelos, joelhos, parte mais funda das costas e pescoço. Deslize-a em direção à área afetada com movimentos para a frente e para trás.
  • Aplique as ataduras com firmeza suficiente para controlar sangramentos e manter o curativo no lugar, mas nunca apertadas.
  • Deixe os dedos sempre expostos, quando possível, para poder verificar a circulação.
  • Não deixe os nós machucarem a vítima: use nós direitos, enfiando as pontas soltas para dentro da faixa (não faça os nós sobre saliências dos ossos).
Ao enfaixar um membro para imobilizá-lo:
  • Coloque uma proteção entre o membro e o corpo ou entre as pernas, especialmente ao redor das articulações. Use toalhas, ou roupas dobradas, e introduza a talas antes de enfaixar.
  • Faça os nós na frente do corpo, do lado não afetado, evitando os ossos. Se os dois lados estiverem lesados, faça os nós no centro do corpo.
Após enfaixar:
  • Verifique a circulação no membro enfaixado a cada 10 minutos. Não deixe que o sangue seja impedido de fluir normalmente.


VERIFICAÇÃO DA CIRCULAÇÃO

Imediatamente após enfaixar a mão ou o pé, deve-se verificar a circulação, e em seguida a cada 10 minutos, até a pessoa ser atendida pelo médico.

É importante verificar sempre a circulação. Os membros costumam inchar após uma lesão, e a faixa pode logo se tornar muito apertada, impedindo a circulação normal do sangue.

Reconhecimento da circulação deficiente
Pode haver:
  • Pele pálida e fria da mão ou do pé.
  • Posteriormente, aparência acinzentada/arroxeada.
  • Formigamento ou adormecimento.
  • Incapacidade de mover a parte afetada.
Verificação da circulação deficiente
  1. Pressione uma das unhas, ou a pele da mão ou pé, até ficar pálida. Ao relaxar a pressão, a cor deve voltar imediatamente. Se a base da unha ou a pele permanecerem pálidas, a faixa está apertada demais.
  2. Afrouxe as faixar apertadas, desenrolando apenas o suficiente para que o calor e a cor voltem à extremidade. A vítima pode sentir sensação de formigamento. Enrole a faixa novamente, se necessário.

COMO ENFAIXAR

Ao enfaixar uma parte do corpo siga estas normas gerais:
  • Quando a faixa está parcialmente desenrolada, o rolo é chamado de "cabeça" e a parte desenrolada é chamada de "cauda". Mantenha a cabeça virada para cima quando colocar a faixa.
  • Posicione-se em frente à lesão.
  • Apóie a parte lesada na posição em que ela vai permanecer após o enfaixamento ter sido realizado.
  • Para começar a enfaixar, coloque a cauda junto ao membro afetado. Dê duas voltas em linha reta com a cabeça para firmar a faixa.
  • Faça movimentos espirais com a faixa, trabalhando de dentro para fora, e de baixo para cima da lesão.
  • Verifique a circulação na região enfaixada.
Procedimentos
  1. Coloque a cauda da faixa abaixo da lesão e, trabalhando do lado interno para o lado externo do membro, dê duas voltas em linha reta com a cabeça da faixa.
  2. Dê várias voltas em espiral em direção à parte superior do braço. Faça com que cada volta cubra entre metade e dois terços da volta anterior.
  3. Termine com uma volta e prenda o fim da faixa com esparadrapo, ou alfinete de segurança, ou com nó direito.
  4. Verifique a circulação do membro afetado. Se a faixa ficar apertada demais, desenrole parte dela e enrole novamente, deixando-a mais solta.
SE a faixa for curta demais, continue com outra no mesmo sentido.


COMO ENFAIXAR COTOVELOS E JOELHOS

Nessas articulações, as faixar podem ser usadas para segurar curativos ou apoiar lesões como entorses e distensões.

Cuide para que a faixa se estenda o suficiente dos dois lados, a fim de exercer pressão uniforme. O método usado para o cotovelo também pode ser utilizado para o joelho.

Procedimentos
  1. Segure o braço afetado em posição semiflexionada. Se não for possível, apóie o braço na posição mais confortável para a vítima.
  2. Coloque a cauda da faixa sobre o lado interno do cotovelo, e passe a faixa em volta dele uma vez e meia, de movo a cobrir toda a articulação.
  3. Passe a cabeça da faixa acima do cotovelo em direção à parte superior do braço e dê uma volta, cobrindo metade da faixa da primeira volta.
  4. Passe a cabeça da faixa por baixo do cotovelo até um pouco abaixo da junta e dê uma volta em torno do antebraço, cobrindo metade da primeira volta reta.
  5. Continue alternando as voltas, estendendo a faixa regularmente e cobrindo apenas entre a metade e dois terços da camada anterior de cada vez.
  6. Dê duas voltas retas para terminar, e prenda a ponta da faixa.
  7. É muito importante verificar sempre a circulação, particularmente nesses casos.
NÃO aperte demais a faixa para não impedir a circulação.
SE a faixa estiver demasiadamente apertada, desenrole-a até quando a cor voltar à mão. Depois enfaixe novamente deixando a faixa mais frouxa.



COMO ENFAIXAR MÃOS E PÉS

Nos pés e nas mão, a faixa pode ser utilizada para segurar curativos no lugar ou dar apoio a pulsos e tornozelos que sofreram entorse ou distensão. Em casos de apoio, a faixa deve se estender além da articulação, para exercer pressão sobre a área lesada. Os procedimentos abaixo, para enfaixar a mão, também podem ser usados para o pé.

Procedimentos
  1. Segure o braço da vítima. Coloque a cauda da faixa no lado interno do pulso, junto à base do polegar, e dê duas voltas retas.
  2. Passe a faixa em diagonal pelas costas da mão, de modo que sua beirada se encoste à base do dedo mínimo
  3. Passe a faixa por baixo e em volta dos dedos, e para cima, junto ao dedo indicador (a beirada ficará junto à base da unha do indicador).
  4. Passe a faixa diagonalmente pelas costas da mão até o pulso, e depois em torno deste para cima.
  5. Repita a sequência de voltas, cobrindo três quartos da faixa da volta anterior de cada vez. Trabalhe em direção ao pulso, deixando o polegar livre.
  6. Quando toda a mão estiver coberta, dê duas voltas retas em torno do pulso e fixe a faixa.
  7. Verifique a circulação da mão. Se a faixa estiver muito apertada, desenrole-a até onde for necessário, e enrole novamente deixando-a mais frouxa.



ATADURA TRIANGULAR PARA MÃOS E PÉS

A atadura triangular pode ser utilizada para prender um curativo sobre a mão ou pé, embora não exerça pressão suficiente para controlar o sangramento. Os procedimentos mostrados abaixo podem também ser utilizados para os pés.

Procedimentos
  1. Faça uma dobra na base da atadura, formando uma barra. Coloque a mão da vítima com o curativo para cima, sobre a atadura, e passe para cima do pulso.
  2. Passe as duas extremidades ao redor do pulso, cruze-as e amarre. Puxe a ponta para apertar a atadura. Passe-a por cima do nó e enfie-a por baixo.

ATADURA TRIANGULAR NO COURO CABELUDO

A atadura triangular desdobrada pode ser usada para fixar curativos no couro cabeludo, embora não exerça pressão suficiente para controlar o sangramento. Se possível, faça a vítima sentar-se. Assim ficará mais fácil colocar a atadura.

Procedimentos
  1. Centre a base da atadura sobre a testa da vítima de modo a ficar um pouco acima das sobrancelhas. As pontas devem cair por trás da cabeça.
  2. Passe as duas extremidades ao redor da cabeça, um pouco acima das orelhas, trazendo-as para trás. Cruze-as na nuca, sobre a ponta da atadura.
  3. Traga as duas extremidades para a frente da cabeça e amarre no centro da testa com um nó direito.
  4. Segurando a cabeça da vítima, puxe a ponta para baixo, para apertar a atadura. Depois puxe-a para cima da cabeça e prenda  com um alfinete de segurança.


TIPÓIAS

As tipóias podem ser feitas de ataduras triangulares, ou com 1 metro quadrado de tecido forte, cortado ou dobrado em diagonal. As tipóias para o braço servem para dar apoio a braços e pulsos lesados, ou para aliviar um ombro distendido, do peso do braço.

Ao colocar tipóia, fique junto ao lado afetado da vítima, que deve estar sentada e segurando o braço lesado, se possível.

Como colocar a tipóia
  1. Coloque a atadura entre o braço e o peito. Puxe uma das extremidades para cima e circunde o pescoço em direção ao lado afetado.
  2. Passe a extremidade inferior da atadura sobre o antebraço da vítima, de modo a se encontrar com a outra extremidade junto ao ombro.
  3. Dê um nó direito junto à depressão acima da clavícula do lado afetado e enfie as pontas para dentro.
  4. Para prender a ponda da atadura, traga-a para a frente do cotovelo. Ponha as partes soltas da atadura embaixo dela e prenda-a acima do cotovelo com um alfinete de segurança.
  5. Verifique a circulação da parte lesada. Se não estiver normal, desfaça a tipóia e afrouxe as ataduras debaixo dela.
SE não tiver alfinete, torça a ponta até a tipóia se ajustar ao cotovelo. Enfie a ponta para dentro da tipóia na frente do braço.


TIPÓIAS IMPROVISADAS

É possível improvisar uma tipóia com um pedaço quadrado de tecido, grande e bem resistente para sustentar o braço. Podem-se também usar pedaços da própria roupa ou adaptar as roupas da vítima de modo a servirem de apoio ao membro superior lesado.